Exercícios:

                                                              

 

 

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Exemplo a baixo:
Jônio (Relativo Maior)

G||------------------|-----------------|-----------------|--4----5----7---||
D||------------------|-----------------|--4----5----7---|-----------------||
A||------------------|--3----5----7---|-----------------|-----------------||
E||--3----5----7----|-----------------|-----------------|-----------------||

Observe as 4 (quatro) linhas de referencia das cordas do baixo na tablatura acima, com cada nome das respectivas cordas e compare com a da figura abaixo, representada em figura.

A representação das casas do braço do baixo é igual o das tablaturas, em nosso caso é representado pelas bolinhas com os números imaginários de cada casa.

No exemplo da escala de Jônio representado em tablatura de texto no inicio, fica representado na figura abaixo.

  • Sinais de compasso

    Uma linha amarela dividindo as bolinhas, iremos representar como tempo, (compasso), e cada linha significa que você terá que tocar varias notas(bolinhas) antes do próximo compasso. Por exemplo acima poderia ser 3 por 4 de compasso (toca três notas dentro de um compasso) e cada nota um tempo.

Sinais de avanços

Sobe(para outras cordas)
Desce(para outras cordas)
Avança (ascendente, para o agudo)
Volta (descendente, para o grave)
Vai e volta
Sobe e desce

 

  • Usando o dedos de Forma Corretas:

Os dedos da mão esquerda são numerados de 1 a 4 como na ilustração. O dedão não é numerado. Ao tocar sua mão esquerda deva estar confortável, sem o mínimo de tensão. Segure o baixo e espelhe seus dedos sobre as cordas, de modo que cada dedo fique sobre uma casa no braço do baixo.

O polegar deve fica na parte de trás do baixo, posicionando entre o primeiro e o segundo dedo.

Sua função é proporcionar uma sustentação para os dedos enquanto você dedilha . Não encoste a palma da não no braço do baixo.

Aviso: Evite pressionar ou movimentar demais. Use apenas pressão e movimento dos dedos suficientes para tocar. Pressão e movimento excessivo desperdiçam energia, impedem a técnica e atrasam o aprendizado.

Mão direita:

Diferente de paletas, tocar com os dedos produzem um som mais aveludado. Os dedos são ótimos para tocar Jazz e para tocar em baixo sem traste. Você estará usando o dedo indicador (I) e a dedo médio (M). A corda deve ser dedilhada com as digitais dos dedos e não com a ponta dos dedos.

É muito importante dedilhar a corda com um toque leve. Toque a corda com aforça suficiente para obter um bom som.

Ao tocar você terá que encontrar um lugar para apoiar o polegar. Não apóie o polegar na corda MI, mas no captador.

DICA: Deixe o dedo indicador e o médio, um pouco inclinado para trás (para o lado da ponte) por que o dedo tem uma diferença de tamanho, assim você tira um pouco a diferença.

 



  • Exercícios que desenvolvem a digitação, coordenação e agilidade dos dedos da mão esquerda facilitando o estudo de escalas que são usadas na realização de solos.

    Antes de iniciarmos os exercícios de cromagem é necessário aprender alguns conceitos e técnicas básicas.

    Digitação - É o posicionamento correto dos dedos da mão esquerda de forma a facilitar a execução de movimentos de subida e descida nas cordas.

    Dedos da mão esquerda

    1 - Indicador 2 - Médio 3 - Anular 4 - Mínimo

    A digitação será indicada na tablatura dos exercícios.
    Os dedos devem formar um arco sobre as cordas para evitar encostar nas cordas abaixo causando abafamentos e ruídos. A ponta do dedo deve ser colocada logo atrás ou depois do traste e não sobre o traste, isto evita abafamentos e um trastejamento que ira emitir ruídos indesejados.
    Palheta - A partir deste ponto vamos iniciar o estudo usando uma palheta, existem várias técnicas de paletadas.
    Modo de segurar - Segure a palheta entre o polegar e o dedo indicador. A ponta da palheta deve ficar a um ângulo de mais ou menos 90º em relação às cordas Segura a palheta de modo firme, mas relaxado.
    Paletadas alternadas - Uma técnica muito simples que consiste em variar o sentido das paletadas para cima e para baixo em uma mesma corda.


    Na tablatura as paletadas são indicadas através dos sinais:
    v - Paletada para baixo
    ^ - Paletada para cima

Obs: Paletas só para quem curter, mas pode treimar com os dedos da mão direira(indicador e Medio).

Ao mudar de corda, pode dar a primeira paletada para cima ou para baixo, usualmente começamos com a paletada para baixo, obrigatoriamente a segunda será para cima e a terceira para baixo e assim por diante.

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  • Exercícios de aquecimento II ( aranha2)   4 cordas

Mais exercícios para ajudar na cordenação motora dos dedos. (obs: lembrem que as faixas amarelas não é trastes e sim o compasso)

 

  • Exercícios de aquecimento III (Aranhas 3)     4 cordas

Novos exercícios para ajudar na cordenação motora. (obs: lembrem que as faixas amarelas não é trastes e sim o compasso)